Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > FORMATURA ALUSIVA À TOMADA DE MONTESE
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

FORMATURA ALUSIVA À TOMADA DE MONTESE

  • Published: Thursday, 18 April 2024 11:48
  • Last Updated: Thursday, 18 April 2024 13:57

Rio de Janeiro (RJ) – A 1ª Divisão de Exército e a Guarnição da Vila Militar, realizaram, em 17 de abril, no Campo de Parada e Estádio Brigadeiro Sampaio, a Solenidade alusiva aos 79 anos da Tomada de Montese pela Força Expedicionária Brasileira (FEB), durante a Campanha na Itália na 2ª Guerra Mundial.
Presidiu a solenidade o Comandante da 1ª Divisão de Exército e da Guarnição da Vila Militar, o General de Divisão EDUARDO Tavares Martins. Estiveram presentes o Comandante da Artilharia Divisionária da 1ª Divisão de Exército, General de Brigada Emerson Alexandre JANUÁRIO, o Comandante da Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais, General de Brigada Marcello YOSHIDA, o Comandante da Base de Apoio Logístico do Exército, General de Brigada André Monteiro GUSMÃO, o Comandante do Grupamento de Unidades Escola – 9ª Brigada de Infantaria Motorizada, General de Brigada Ronald Alexandre MANDIM de Oliveira.
A Batalha de Montese foi travada de 14 à 18 de abril de 1945.  A ofensiva ocorreu em 14 de abril de 1945, às 10h15min. Sob o comando do General Cordeiro de Farias, a artilharia desencadeou um violento bombardeio nas alturas de Montese – cota 888 – Montello, cobrindo o difícil avanço do 1º Regimento de Infantaria na conquista da localidade de Possessione.
Às 13h30min, o 11º Regimento de Infantaria rompeu sua linha de partida com o apoio de uma violenta preparação de fogos de artilharia e de morteiro, além de uma eficiente cortina de fumaça. Por volta das 15h, elementos do Regimento avançaram na vila de Montese, desorganizando as resistências nazistas naquela localidade.
A FEB enfrentou a obstinada resistência alemã, bem organizada e incrustada no terreno de Montese. Mesmo após serem repelidos pela infantaria brasileira, os alemães persistiram durante quatro dias com bombardeios às posições brasileiras já conquistadas, transformando a pequena vila de Montese em um amontoado de escombros.
De 14 a 18 de abril, a FEB consolidou sua conquista em Montese. Foi um combate sangrento com perdas de vidas humanas e vários feridos. A vitória foi fundamental, pois caracterizou a ruptura da linha defensiva alemã no vale do Rio Panaro (linha “Gengis Khan”) e abriu caminho para o avanço aliado rumo à planície do Rio Pó, dando início a Ofensiva da Primavera.

Fazendo História!

Vencendo Desafios!

Honrando nossos Heróis!

 

Texto: S Ten Freitas Neto - Comunicação Social 1ª DE

Fotos: Cb Elba - Comunicação Social 1ª DE

 

Leia o Alusivo à Tomada de Montese no Portal do Exército Brasileiro

 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página