Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > 31º GRUPO DE ARTILHARIA DE CAMPANHA (ESCOLA) COMPLETA 92 ANOS
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

31º GRUPO DE ARTILHARIA DE CAMPANHA (ESCOLA) COMPLETA 92 ANOS

  • Published: Monday, 25 March 2024 10:18
  • Last Updated: Monday, 25 March 2024 10:18

Rio de Janeiro (RJ) – O 31º Grupo de Artilharia de Campanha (Escola), o GESA, completou, em 21 de março, 92 anos de existência.
De forma a celebrar tão importante data, foi realizada, nas instalações do GESA, uma formatura alusiva, que foi presidida pelo Comandante da 1ª Divisão de Exército e da Guarnição da Vila Militar, General de Divisão EDUARDO Tavares Martins e contou também com as presenças do Comandante do Grupamento de Unidades Escola/9ª Brigada de Infantaria Motorizada (GUEs/9ª Bda Inf Mtz), General de Brigada Ronald Alexandre MANDIM de Oliveira e do antigo e eterno Comandante do 31º GAC (Es), General de Brigada Veterano MARCO Antônio FELÍCIO da Silva, além de Comandantes, Chefes e Diretores de Organizações Militares, eternos Comandantes do GESA e outras autoridades civis e militares.
O 31º Grupo de Artilharia de Campanha (Escola) foi criado, inicialmente, com a missão de apoiar as instruções da Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais e servir de Unidade modelo pela qual deveria passar o maior número possível de oficiais e sargentos da Arma. Em março de 1933, o Grupo recebeu a área existente no alto da colina Coronel Magalhães, em Deodoro, antiga sede da Fazenda Sapopemba, uma das três adquiridas para a instalação da Vila Militar, local que ocupa até os dias atuais, completando sua ocupação, com todo o seu efetivo, em 12 de outubro de 1935.
Durante a Segunda Guerra, o Grupo Escola foi chamado ao dever e partiu ao Teatro de Operações Europeu, juntamente com o restante de nossa gloriosa Força Expedicionária Brasileira. Em 1944, Monte Castelo, Castel Nuevo e Montese curvaram-se sob os fogos precisos realizados por integrantes do GESA, então denominado 1º Regimento de Artilharia Pesada Curta (1° RAPC).
Durante seus 92 anos de existência, o Grupo Escola destacou-se em diversos momentos da nossa história, não conhecendo derrotas e elevando sempre o nome do Exército Brasileiro. Pela sua tradição, pelo seu valor operacional e pelo elevado espírito de seus homens, é um exemplo a ser seguido por todas Organizações Militares de Artilharia do invicto Exército de Caxias.
Além do preparo de seu pessoal para o cumprimento das missões doutrinárias da Arma de Artilharia, o 31° GAC (Es) realiza Cooperações de Instrução com os Estabelecimentos de Ensino do Exército, proporciona o apoio de fogo ao GUEs/9ª Bda Inf Mtz em Operações de Defesa da Pátria e Operações de Garantia da Lei e da Ordem (Op GLO). Grupo Escola de Artilharia: o teu passado está presente, o teu presente está marcado!


Fazendo História!
Vencendo Desafios!

 

Texto: S Ten Freitas Neto - Comunicação Social 1ª DE

Fotos: Comunicação Social 31º GAC (Es)

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página