Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > DIA DO SERVIÇO DE ASSISTÊNCIA RELIGIOSA DO EXÉRCITO
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

DIA DO SERVIÇO DE ASSISTÊNCIA RELIGIOSA DO EXÉRCITO

  • Published: Thursday, 15 February 2024 15:48
  • Last Updated: Thursday, 22 February 2024 13:09

 

13 DE FEVEREIRO - DIA DO SERVIÇO DE ASSISTÊNCIA RELIGIOSA DO EXÉRCITO

No dia 13 de fevereiro, o Exército Brasileiro comemora o dia do Serviço de Assistência Religiosa (SAREx), data natalícia do Capitão Capelão Antônio Álvares da Silva - Frei Orlando, escolhido como seu patrono, em 26 de fevereiro de 1946, por meio do Decreto nº 20.680.

Frei Orlando nasceu no município de Morada Nova de Minas (MG), em 1913, e foi voluntário para integrar a Força Expedicionária Brasileira (FEB), para defender a honra do Brasil nos campos de batalha da Itália. Religioso exemplar, granjeou respeito, deixando marcas de virtudes espirituais e morais que jamais poderão ser olvidadas.

Em 13 de julho de 1944, pela Portaria nº 6.785, foi nomeado Capelão Militar, investido no posto de primeiro-tenente, e incluído no estado efetivo do 11º Regimento de Infantaria - “Regimento Tiradentes” (11º RI). Em 27 de janeiro de 1945, foi investido no posto de Capitão Honorário, tendo por base os capelães norte-americanos.

Em 20 de fevereiro de 1945, na véspera da conquista de Monte Castelo, quando se dirigia de Docce para a região de Bombiana, a fim de levar assistência religiosa aos homens no front, Frei Orlando morreu vitimado por um disparo acidental. Tinha apenas 32 anos quando partiu deste mundo para compor o exército celestial.

Perdeu-se um missionário de Cristo, um devoto de Nossa Senhora, um confrade extraordinário e um militar de escol, que regou o solo italiano com seu sangue. Como Capelão modelar, teve sempre uma obstinação em levar o conforto espiritual aos “pracinhas” entrincheirados, sem se importar com os perigos dos locais por onde passasse. Sua dedicação abnegada era refletida no seu jargão basilar, “passei pela vida sorrindo, embora tivesse muitos motivos de chorar”.

Homem de compaixão, marchava resoluto a fim de oferecer alívio aos soldados com o seu bom humor e com uma palavra de fé. Sua coragem foi capaz de sobrepujar os estragos de um caminho com muitos feridos, sangue, dores e gemidos. Frei Orlando esbanjava entusiasmo quando declinava “gente desanimada é gente vencida”. Destemido no cumprimento de sua missão apostólica, e com um espírito ecumênico, era respeitado por pessoas de todos os credos.

O SAREx é regido pela Lei Nr 6.923, de 29 de junho de 1981, e sua finalidade é prestar assistência religiosa e espiritual aos militares da ativa e veteranos, servidores civis e seus familiares, em correspondência ao credo específico. Também atende aos encargos relacionados com as atividades de educação moral, realizadas nas Forças Armadas (FA).

Inspirados na figura de seu Patrono, os Capelães, padres e pastores, com suas competências profissionais e carismas religiosos, atuam incansavelmente para atender à Família Militar. Dentre as ações nas quais os religiosos estão engajados, citamos a assistência religiosa em operações (níveis de emprego), assistência humanitária e apoio à sociedade civil; nas campanhas de Valorização da Vida, Resistência às Drogas e também na Operação Acolhida, no estado de Roraima.

Cumprindo seu plano estratégico e em vista de preservar a dimensão humana da Força, o SAREx, atualmente, tem a responsabilidade pelo planejamento dos projetos de Formação Religiosa nas Famílias, Projeto Formação da Cultura Religiosa, Projeto Iniciação à Fé, Projeto Promoção Religiosa na Juventude, Projeto Atualização da Instrução Religiosa para os Militares do Exército Brasileiro e o Projeto Fé Sem Fronteiras. E para preservar a história e despertar a fé, incentiva a celebração anual da Páscoa dos Militares em todas as Unidades Militares do Território Nacional.

Neste dia, em que é comemorado o nascimento do patrono do SAREx, tributamos nossa perene reverência à memória do inolvidável Capelão, que durante uma vida aureolada de pureza e santidade soube, incomensuravelmente, servir ao próximo. Eis um Santo para a Igreja e um Herói para a Pátria. O Exército Brasileiro presta a mais vibrante continência ao imortal Soldado da Fé, sem jamais desfocar o alvo no enfrentamento dos novos desafios, lutando sempre com os mesmos valores.

Feliz Dia do SAREx a todos!


Fazendo História!
Vencendo Desafios!

📷 3º Sgt Patrick (Cia C 1ª DE)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página