Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > DIA DA INFANTARIA É COMEMORADO NA VILA MILITAR
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

DIA DA INFANTARIA É COMEMORADO NA VILA MILITAR

  • Published: Friday, 26 May 2023 13:26
  • Last Updated: Friday, 02 June 2023 10:29

Rio de Janeiro (RJ) – No prosseguimento das comemorações referentes ao Dia da Infantaria, comemorado em 24 de maio, as tropas de Organizações Militares da Rainha das Armas realizaram uma formatura no Campo de Parada e Estádio Brigadeiro Sampaio, na Guarnição da Vila Militar.


A solenidade contou com a presença de diversos Oficiais Generais da ativa e da Reserva Ativa, como o eterno Comandante do Exército, General de Exército Veterano ENZO Martins Peri, o Comandante Militar do Leste, General de Exército André Luiz NOVAES Miranda, os antigos e eternos membros do Alto Comando do Exército, General de Exército Veterano Luiz Gonzaga Schroeder LESSA, General de Exército Veterano LAERTE de Souza Santos, o Comandante da Força de Fuzileiros da Esquadra, Vice Almirante RENATO Rangel Ferreira, o Vice-Chefe do Departamento de Educação e Cultura do Exército, General de Divisão Maurílio Miranda Netto RIBEIRO, o Comandante da 1ª Região Militar, General de Divisão Carlos Duarte PONTUAL de Lemos, o Diretor de Fabricação, General de Divisão TALES Eduardo Areco VILLELA, o Comandante da 1ª Divisão de Exército e da Guarnição da Vila Militar, General de Divisão EDUARDO Tavares Martins, o antigo e eterno Comandante da 12ª Região Militar, General de Divisão Veterano UBIRATAN Athayde Marcondes, dentre outros.


O Dia da Infantaria é comemorado em memória à data natalícia do Brigadeiro Antônio de Sampaio, que ficou conhecido na História Militar brasileira como “o bravo dos bravos”.
Filho de Antônio Ferreira de Sampaio e de Antônia de Souza Araújo Chaves, o Brigadeiro Sampaio nasceu, no ano de 1810, na povoação de Tamboril, no estado do Ceará. Criado e educado no ambiente simples dos sertões, revelou desde cedo o interesse pela carreira militar, galgou todas as graduações e postos até Brigadeiro (equivalente à General de Brigada), sempre por merecimento. Foi exemplo de bravura, liderança, tenacidade, disciplina e espírito de corpo, características que demonstrou até seu momento derradeiro, quando em 24 de maio de 1866, em Tuiuti, durante a maior batalha campal da América do Sul, foi ferido três vezes e somente após o terceiro deixou o campo de batalha. Em 13 de março de 1962, por intermédio  do Decreto Nr 51.429, foi reconhecido como Patrono da Arma de Infantaria do Exército Brasileiro.

Além do tradicional desfile das tropas a pé, que teve como participantes as Organizações Militares de Infantaria da Brigada de Infantaria Pára-quedista, do Grupamento de Unidades Escola – 9ª Brigada de Infantaria Motorizada e da 4ª Brigada de Infantaria Leve de Montanha, também desfilaram os Cursos de Infantaria da Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais, da Academia Militar das Agulhas Negras, da Escola de Sargento das Armas, o 1º Batalhão de Guardas, o 11º Batalhão de Polícia do Exército e representações do Corpo de Fuzileiros Navais da Marinha do Brasil e do Batalhão de Infantaria da Base Aérea dos Afonsos. Ademais, a assistência foi brindada com um desfile motorizado e apresentações da Seção de Cães de Guerra do 11º BPE, salto livre da equipe “Os Cometas” e de salto livre operacional da Companhia de Precursores Pára-quedistas, ambos da Bda Inf Pqdt, que abrilhantaram, ainda mais, o evento.

Texto: Comunicação Social 1ª DE – Maj Helder/S Ten Freitas Neto

Fotos: Cb Elba (Cia C 1ª DE)

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página