Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Operação Membeca: investimento e ataque à localidade
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Operação Membeca: investimento e ataque à localidade

  • Published: Sunday, 14 November 2021 20:00
  • Last Updated: Sunday, 14 November 2021 20:10
imagem sem descrição.

Na manhã do dia 13 de novembro, o Comandante da 1ª Divisão de Exército acompanhou o cerco e o investimento às posições do inimigo, na cidade de Quatis/RJ e nos distritos de Falcão/RJ e Pedra Selada, realizados pela 9ª Brigada de Infantaria Motorizada e pela 4ª Brigada de Infantaria Leve de Montanha, no prosseguimento da Operação Membeca, Exercício de Adestramento Avançado da 1ª Divisão de Exército.

Após a conquista dos objetivos de isolamento, a Força-Tarefa Avaí ordenou o investimento seletivo no interior da localidade. A complexa operação contou com problemas simulados de engenharia em que o Pelotão do 1º Batalhão de Engenharia de Combate Escola teve que desativar dispositivos explosivos improvisados (IED , em inglês). Além disso, o 9º Pelotão de Polícia do Exército realizou a prisão e a evacuação de um indivíduo da força oponente, testando a cadeia de evacuação de prisioneiros de guerra figurados.

O apoio de fogo foi proporcionado pelo 31º Grupo de Artilharia de Campanha Escola, que entrou em posição com uma bateria de obuses próximo à orla da localidade. O apoio da artilharia facilitou a progressão da infantaria, aumentando a impulsão do ataque.

Destaca-se que a atividade foi precedida de divulgação por meio de spot rádio, realizada pelo Batalhão Escola de Comunicações, e pela distribuição de panfletos, realizada pela Companhia de Comando da 9ª Brigada de Infantaria Motorizada, cuja finalidade foi informar à sociedade local sobre os objetivos do exercício.

Sob o comando da 4ª Brigada de Infantaria Leve de Montanha, o 12º Batalhão de Infantaria Leve de Montanha, após realizar a infiltração em terreno montanhoso, superando o clima adverso e as baixas temperaturas, realizou seu ataques, conquistando os objetivos de isolamento e, em sequência, investiu na localidade de Pedra Selada.

A Força-Tarefa Montanha 10 isolou e investiu sobre a localidade de Falcão. O 4º Grupo de Artilharia Leve de Montanha apoiou a manobra dos Batalhões de Infantaria de Montanha realizando os fogos de preparação. Para a próxima fase, a Brigada de Montanha recebeu um DAI (Destacamento de Ação Imediata), a controle operacional e iniciou as coordenações para treinamento de suas tropas para para emprego em ações contra forças irregulares.



registrado em:
Fim do conteúdo da página