Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > 4ª Brigada de Infantaria Leve de Montanha presente na Operação Membeca
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

4ª Brigada de Infantaria Leve de Montanha presente na Operação Membeca

  • Published: Saturday, 13 November 2021 14:38
  • Last Updated: Saturday, 13 November 2021 14:38
imagem sem descrição.

Com um efetivo de 1.117 militares e 179 viaturas, a Brigada de Montanha participa do exercício de adestramento avançado da 1ª Divisão de Exército, Divisão Mascarenhas de Moraes. A Operação MEMBECA ocorre em um cenário fictício de operações no amplo espectro, onde serão desenvolvidas operações ofensivas, defensivas e contra forças irregulares, em áreas urbanas e rurais.
A 4ª Brigada de Infantaria Leve de Montanha, elemento de manobra da 1a DE, atua nas localidades de Lima Duarte/MG, Bom Jardim de Minas/MG, Passa Vinte/MG, Bocaina de Minas /MG, Quatis/RJ e Resende/RJ, no período de 10 a 18 de novembro de 2021.

Marcando o início da Operação, no dia 9 de novembro, foi realizada a formatura de apronto operacional no aquartelamento do 10º Batalhão de Infantaria Leve de Montanha, que foi presidida pelo Gen Div Kleber Nunes de Vasconcellos, Cmt 1ª Divisão de Exército, que se dirigiu à tropa e enalteceu a dimensão do exercício e sua importância como coroamento do ano de instrução. Na oportunidade, foi realizada a benção da tropa pelo capelão da Brigada e o Gen Bda JOÃO FELIPE DIAS ALVES, Comandante da Brigada de Montanha, enfatizou o elevado estado de prontidão da única Grande Unidade da Força Terrestre vocacionada e especializada no combate em terreno montanhoso.

A partir do dia 11 de novembro, a Brigada de Montanha prosseguiu na condução dos preparativos para o ataque. Após o Pelotão de Reconhecimento do 12º Batalhão de Infantaria Leve de Montanha concluir sua infiltração, o Cmdo da OM reajustou seu planejamento e empregou suas duas subunidades pelas faixas de infiltração, iniciando seu deslocamento para transpor a Serra da Pedra Selada. O 10º Batalhão de Infantaria Leve de Montanha e o 4º Esquadrão de Cavalaria Mecanizado permaneceram em suas zonas de reunião, onde houve emissão de ordens, ensaios e a execução dos reconhecimentos.  O 4º Grupo de Artilharia de Campanha Leve de Montanha permanece em posição no Campo de Instrução da AMAN, realizando seus ensaios para a execução dos fogos de preparação. O 17º Batalhão Logístico Leve de Montanha mantém operando a Base Logística de Brigada na cidade de Lima Duarte/MG, prestando o apoio às unidades da Brigada de Montanha, executando as funções logísticas de suprimento, manutenção, transporte, salvamento, recursos humanos e de saúde. A 4ª Cia Com L Mth seguiu trabalhando na instalação, na exploração e na manutenção das ligações ininterruptas do Comandante da Brigada de Montanha com suas peças de manobra e elementos de apoio.

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página