Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Revitalização da Estação da Vila Militar
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Revitalização da Estação da Vila Militar

  • Published: Thursday, 01 July 2021 10:32
  • Last Updated: Thursday, 01 July 2021 10:32
imagem sem descrição.

Em 30 de junho, no Quartel-General (QG) da 1ª Divisão de Exército (DE), foi realizada uma reunião de coordenação, por vídeoconferência, com a Empresa SuperVia, que opera o serviço de trens urbanos na Região Metropolitana do Rio de Janeiro. Esta reunião teve por finalidade levantar linhas de ação, para a revitalização da histórica Estação da Vila Militar, atualmente, um patrimônio imobiliário da União, jurisdicionado ao Estado do Rio de Janeiro, mas, sob a administração da SuperVia. 

Participaram da reunião, pela 1ª DE: Cel Othon, Ch EM; Cel Libório, Cmt B Adm; Cel Guaraci, Asse Cmdo; Cel Vasconcelos, Asse RI; e TC Colangelo, E-7. Pela SuperVia, participaram os seguintes funcionários: Sr Silmar; Sra Ana Carolina; e Sr Osvaldo.

A revitalização dessa Estação de Trem está inserida no contexto do Plano de Revitalização da Vila Militar, priorizado pelo Comandante da 1ª DE e Guarnição da Vila Militar (Gu VM), General de Divisão Kleber Nunes de Vasconcellos. A Gu VM conta com instalações centenárias, relevantes para a história do Exército Brasileiro, bem como para história nacional, que abrigaram tropas integrantes da Força Expedicionária Brasileira (FEB), durante a 2ª Guerra Mundial.

Na gestão do Presidente Afonso Pena (1906 - 1910) e do Ministro da Guerra, Marechal Hermes da Fonseca, a Estação da Vila Militar foi inaugurada em 1910, no contexto de uma grande reorganização do Exército Brasileiro. A Estação foi planejada para o embarque e desembarque das tropas e materiais de emprego militar, bem como para o uso da população local. Em 1920, a Estação foi ampliada e passou a contar com a réplica de um castelo fortificado em estilo inglês, que se mantém até hoje. Em 1996, a Estação foi tombada pelo Instituto Rio Patrimônio da Humanidade. Nesse sentido, após sua revitalização, visualiza-se que a Estação possa se tornar um Espaço Cultural aberto para a visitação da sociedade em geral.

registrado em:
Fim do conteúdo da página