Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Operação Membeca 2019 reúne cerca de três mil militares da 1ª DE
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Operação Membeca 2019 reúne cerca de três mil militares da 1ª DE

  • Published: Wednesday, 07 October 2020 20:18
  • Last Updated: Wednesday, 07 October 2020 20:21
imagem sem descrição.

Resende (RJ) - Olhar atento às instruções de segurança. Camuflagem no rosto e nas viaturas. Disposição para cumprir a missão a despeito das condições meteorológicas adversas. Essas foram algumas das atitudes que levaram os integrantes da 1ª Divisão de Exército (1ª DE), Divisão Mascarenhas de Moraes, a concluir com pleno êxito o Exercício de Adestramento Avançado – Operação Membeca 2019 nas cidades de Volta Redonda, Quatis, Pedra Selada, Falcão e Resende (RJ).

Participaram do exercício tropas da 4ª Brigada de Infantaria Leve de Montanha, do Grupamento de Unidades Escola – 9ª Brigada de Infantaria Motorizada, da Artilharia Divisionária da 1ª Divisão do Exército, todas Grandes Unidades subordinadas à 1ª DE, além de integrantes do Centro de Adestramento Leste, do 1º Batalhão de Defesa Química, Biológica, Radiológica e Nuclear e do 11º Batalhão de Polícia do Exército.

O Comandante Militar do Leste, General de Exército Júlio Cesar de Arruda, acompanhou o exercício e observou no terreno um incidente de marcha para o combate com necessidade de descontaminação de agentes químicos, além de visitar o posto de comando da 4ª Brigada de Infantaria Leve de Montanha.

Ao todo, 2.948 militares estiveram diretamente envolvidos no exercício, que também contou com 477 viaturas e um helicóptero do 2º Batalhão de Aviação do Exército. Durante cinco jornadas, foram realizadas ações ofensivas e defensivas, em áreas urbanas e rurais, com a exploração de incidentes que buscaram enfatizar a necessidade de integração entre organizações militares possuidoras de capacidades distintas, como a atuação de cães de guerra do 11º Batalhão de Polícia do Exército e a descontaminação realizada pelo 1º Batalhão de Defesa Química, Biológica, Radiológica e Nuclear. A Operação Membeca representa o coroamento do ano de instrução, possuindo um papel fundamental para o aperfeiçoamento do adestramento das tropas da Divisão Mascarenhas de Moraes.

 

 

 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página