Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > 1ª Divisão de Exército coordena Operação de Junção e Substituição
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

1ª Divisão de Exército coordena Operação de Junção e Substituição

  • Published: Sunday, 03 November 2019 20:56
  • Last Updated: Monday, 14 September 2020 20:57
imagem sem descrição.

No dia 30 de outubro, a 1ª Divisão de Exército, Divisão Mascarenhas de Moraes, coordenou a execução de uma operação de junção e substituição entre a Brigada de Infantaria Paraquedista (Bda Inf Pqdt) e o Grupamento de Unidades Escola/9ª Brigada de Infantaria Motorizada (GUEs/9ª Bda Inf Mtz).

 

A junção foi executada no Campo de Instrução da Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN), no contexto das operações Membeca, da 1ª DE, e Operação Saci, da Bda Inf Pqdt. Estiveram presentes o Gen Ex Julio César de Arruda, Comandante Militar do Leste, Gen Div William Georges Felippe Abrahão, Comandante da 1ª DE, Gen Bda Pedro Celso Coelho Montenegro, Comandante da Bda Inf Pqdt, Gen Bda Otávio Rodrigues de Miranda Filho, Comandante do GUEs/9ª Bda Inf Mtz, Gen Bda Álcio Alves Almeida e Costa, Comandante da 4ª Brigada de Infantaria Leve de Montanha, comandantes e integrantes das unidades envolvidas na operação.

As operações de junção envolvem a ação de duas forças terrestres amigas que buscam se ligar diretamente durante a execução de operações de combate e são de elevada complexidade. Dentre suas peculiaridades, está a necessidade de um grande detalhamento das medidas de coordenação e controle para minimizar os riscos de fratricídio.

Na situação apresentada, a Bda Inf Pqdt estabeleceu uma cabeça de ponte aeroterrestre na região de Resende, enquanto que o GUEs/9ª Bda Inf Mtz realizou uma marcha para o combate para realizar a junção e a posterior substituição da tropa paraquedista. Na oportunidade, o Gen Arruda destacou a importância do treinamento deste tipo de operação e a necessidade da integração dos diversos sistemas operacionais nos exercícios no terreno.

registrado em:
Fim do conteúdo da página