Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser! Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > 1ª DE comemora 111 anos vencendo desafios
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

1ª DE comemora 111 anos vencendo desafios

  • Published: Saturday, 31 August 2019 20:37
  • Last Updated: Monday, 14 September 2020 20:38
imagem sem descrição.

Rio de Janeiro (RJ) – A guarnição da Vila Militar esteve em festa com diversas atividades comemorativas do 111° Aniversário da 1ª Divisão de Exército, Divisão Mascarenhas de Moraes.

Como parte da programação, foi realizada uma formatura no Campo de Parada e Estádio Brigadeiro Antônio de Sampaio no dia 27 de agosto. Tal formatura foi presidida pelo General de Exército Júlio César de Arruda, Comandante Militar do Leste, e contou com a presença de diversas autoridades civis e militares, dentre as quais os antigos comandantes da 1ªDE: General de Exército Rui Monarca da Silveira, General de Divisão Paulo Roberto Laranjeira Caldas e General de Divisão Gilberto Rodrigues Pimentel.

Também participaram da solenidade o Dr. João Baptista Mascarenhas de Moraes Neto, bisneto do Marechal Mascarenhas de Moraes, Comandante da Força Expedicionária Brasileira (FEB); ex-combatentes da FEB; veteranos das Forças Armadas; alunos do Colégio Militar do Rio de Janeiro (CMRJ) e de estabelecimentos de ensino civis.

Além das Grandes Unidades e Organizações Militares Diretamente Subordinadas à 1ª DE, a formatura contou com a presença de representações de dez Organizações Militares Febianas, com destaque para a participação marcante do 6° Batalhão de Infantaria Leve (Aeromóvel), de Caçapava-SP, do 20° Grupo de Artilharia de Campanha Leve, de Barueri-SP, do 1° Esquadrão de Cavalaria Leve, de Valença-RJ, e do 1° Batalhão de Polícia do Exército.

Durante a solenidade, o General de Divisão William Georges Felippe Abrahão, comandante da 1ª DE e Guarnição da Vila Militar, destacou os fatos históricos mais relevantes deste Grande Comando Operacional, ressaltou os valores comuns que unem os soldados de ontem e de hoje e a importância do adestramento constante para manter a Divisão à altura dos desafios contemporâneos. Nesta ocasião, também foi realizada uma homenagem ao Marechal Mascarenhas de Moraes com a colocação de uma corbélia em seu busto.

Encenação Histórica

Como parte da programação, em ato contínuo à formatura, foi realizada a encenação de um fato marcante da história da Divisão: a Rendição da 148ª Divisão de Infantaria Alemã à FEB durante a Segunda Guerra Mundial. O teatro foi realizado no Parque Equestre General Eloy Menezes sob a coordenação do Coronel Cláudio Skora Rosty, da Diretoria do Patrimônio Histórico e Cultural do Exército.

Durante a encenação, o Coronel Amerino Raposo Filho, integrante da Força Expedicionária Brasileira, emitiu o comando de “fogo!” para a bateria, repetindo sua atuação nos campos da Itália, onde comandou o último tiro da artilharia brasileira naquele conflito.

registrado em:
Fim do conteúdo da página